diz-se

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Diferencas

Estive de ferias durante a ultima semana. Depois de uma curta incursao a Europa ja estou de regresso a parvonia. Assim em poucos dias estive em 3 paises: EUA, Portugal, Espanha.
Fui 3 dias a Madrid e posso dizer que continuo a gostar da cidade. Tem tudo para ser um bom sitio para viver. Desde os concertos passando pelos restaurantes, museus ou simplesmente ruas. Gosto.
E claro, estive na minha cidade. No Porto. E posso dizer que apesar da crise do pais, a invicta torna-se a cada dia que passa um sitio mais apelativo para viver. O aumento de turistas que as low cost trouxeram para a cidade apenas a beneficiou e nao o contrario. Cada vez que volto ao Porto abriu mais uma serie de restaurantes, bares, cafes, hoteis, hostels,... E a maior parte sao sitios com personalidade, nos quais os donos perderam algum tempo a pensar no conceito. Sendo por isso locais em que nos sentimos bem e aos quais queremos voltar.
Alem disso as proprias pessoas. Exemplo: coincidiu a minha estadia com o sabado no qual foram feitas as inauguracoes das galerias. Fui ate la dar uma volta  e posso dizer que fiquei agradado com o que vi. Pessoas bem vestidas, bem pintadas e/ou penteadas, enfim com pinta. Se calhar agora dou ainda mais valor a isso uma vez que na parvonia a malta deixa um bocadinho a desejar. E e uma pena porque ha mulheres muito bonitas por estas bandas (homens nem tanto). O bom gosto e que perdeu-se algures no espaco e tempo....
Isto tudo para dizer que o Porto e sem duvida uma cidade muito interessante para visitar. Quer seja turista ou imigra...

2 coisas a acrescentar:

jotaxis disse...

O Porto está, de facto, melhor. Mas sabes que o veremos sempre assim enquanto estivermos longe e lá voltarmos de quando em vez. Os nossos olhos estão mais turistas. Viver lá deve ser diferente. Quando não vemos uma pessoa muito tempo percebemos melhor que o número de cabelos brancos aumentou. Com a nossa cidade é o mesmo. Só que o Porto parece estar a ficar menos velho.

Ondina Maria disse...

Moro no Porto e tenho sempre olhos de turista. Gosto de viver cá, acho que como cidade estamos a melhorar, mais ou menos depressa isso agora não interessa. É nítida a diferença que as low-cost vieram trazer à cidade e mesmo em tempos de crise e de troika e de Passos-Coelho há mais turistas, mais hoteis, mais bares, restaurantes, mais movida.
É uma cidade interessante, mesmo para quem cá vive. Temos quase tudo o que tem uma cidade grande mas continua a ser pequena: há pessoas que, como eu, se dão ao luxo de ir trabalhar a pé (nem que caminhem 80mins por dia), ou poderem estar a semana toda sem pegar no carro inclusivé para fazer as compras. Há de tudo por todo o lado e isso faz com que a cidade seja francamente mais habitável e haja cada vez mais pessoas a quererem reabilitar as casas do centro do Porto. Andar pelas ruas à noite já deixou de ser um encontro com apenas os tolinhos e desalojados (posso garantir que há 3 anos atrás andar a pé pelas ruas do porto à noite era verdadeiramente desolador).

Ó LL, tu viste que eu tinha mais cabelos brancos??? caneco JX essas coisas não se dizem assim!!!! :D

Enviar um comentário