diz-se

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Afinal chove

Depois de Lambchop, e com tanta coisa nova editada em 2012, as primeiras luzes são para os conhecidos de sempre.

É como diz Gonçalo Frota nas páginas do Ipsilon.
"O curioso é que depois de uma série de discos, iniciada com 'Hungry Saw', em que os Tindersticks pareciam estar sempre à beira de tropeçar e já ninguém se lembrar de lhes dar a mão, 'The something rain' fura essa película que conservava a música numa confortável tepidez e mostra que tem tomates. (Intervalo: queremos aproveitar este espaço para lembrar que, tendo estado à beira de tropeçar, os rapazes nunca se estatelaram)."
Eu corrigiria apenas dizendo que esse quase tropeçar terá acontecido logo em 1999 com 'Simple Pleasures'. O génio demonstrado nos três primeiros álbuns foi estando presente na obra posterior mas sem aquela raridade e unidade. Em todos os discos posteriores encontramos músicas valiosas. Mesmo em 'Hungry Saw' e 'Falling Down a Mountain'. Eu, por exemplo fiquei enamorado pela simplicidade de Peanuts e pela surpresa de Black Smoke.
Mas em 'The Something Rain' os Tindersticks voltam de facto aos grandes discos. Não apenas às boas canções. E se Medicine não engana, há por ali muitas outras coisas a merecer a nossa atenção. E o Gonçalo volta a ter razão ao destacar Frozen. A faixa sete.
Resta-me decidir, se ainda for a tempo, se abro a excepção à contenção de despesas e vou até ao S. Jorge ver o enésimo concerto dos rapazes.


1 coisas a acrescentar:

Tindergirl disse...

Eu não me canso de ouvi-los. Claro que quando eles nos ofereceram 3 álbuns iniciais tão bons tornamo-nos muito exigentes. Tenho saudades do violinista e de musicas mais perturbadas.
Este álbum está bom, para mim não há duvida embora já tenha ouvido opiniões discordantes. No Falling down a mountain também gostava muito da Factory girls e não consegui gostar da Black smoke. Neste álbum gosto muito da Chocolate, A night to still e a Frozen. E o meu n será igual a 8 :)
Tenho um sonho, talvez quase impossivel de realizar. Gostava de assistir a um concerto de Tindersticks numa fila com todas as pessoas que conheço e que gostam deles assim como eu. No entanto ficamos em filas diferentes ou há algumas pessoas espalhadas pelo País e que não vêm a Lisboa. Mas é bonito imaginar...

Enviar um comentário