diz-se

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lixo


A rota de um camião do lixo coincide com o meu passeio matinal por Lisboa. Ali, entre o Príncipe Real descendo a rua do Século e subindo pela mui esguia João Pereira de Sousa até à Rua dos Caetanos. O meu objectivo, agora que já conheço a rotina, é entrar na rua do Século antes da dita viatura. Se ficar atrás perco ali uns bons 10 minutos. A pequena pode chegar tarde à escola. Até porque, depois de eu parar com intermitentes ligados, ela precisa ainda de 10 minutos. Oito para sair do carro (mochila, marmita, saco de tiracolo e mais um extra qualquer que nunca identifico) e talvez dois cheguem para chegar à sala de aula. Tudo isto ainda antes das 8h20m.
Quando, como hoje, entrei no século já atrasado, acompanho o camião analisando o empenho dos "homens do lixo". Hoje por acaso um deles era uma. Loira, cabelo amarrado, farda larga para o corpo. Luvas. Nem todos usam luvas. Em tempos fiz uma ronda com os homens do lixo na zona das Antas, na mui nobre cidade do Porto. Tipo reportagem fotográfica e avaliação da implementação do sistema de recolha selectiva porta a porta. Desde então, ou um pouco antes ainda, interessam-me os gestos daqueles homens, e agora mulheres, que, pendurados nas traseiras de um camião mal cheiroso, vão saltitando entre o degrau, a rua e o passeio. Atiram sacos para a trituradora móvel, abanam caixotes, bociferam com os sacos que mal atados se espalham no chão. Uns apanham o que cai, outros seguem indiferentes. Por vezes separam para si um ou outro objecto como se fosse a gorjeta. "Talvez este rádio ainda funcione".  Siga gritam depois para o motorista que acelera percebendo, imagino eu, o final do turno. E o rabo de cavalo da loira lá foi subindo a Rua da Rosa deixando um rasto de cor e odor bastante peculiar. Como diria o Senhor Lei da cidade dos brinquedos.

1 coisas a acrescentar:

Ondina Maria disse...

Cá no Porto admiro mts vezes os Homens do Lixo. Nunca vi mulheres. E vejo-os sempre à noite. O meu primeiro pensamento é: ora aí está um trabalho que devia ser muito bem pago! Sim, porque ninguém quer saber deste tipo de funções consideradas menores (até na remuneração mensal) mas quando os Homens do Lixo entram em greve começa tudo a deitar as mãos à cabeça :O

Enviar um comentário