diz-se

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Clinton November 8, 2011.

Vi ontem o The Daily Show de 8 de Novembro de 2011. A tecnologia faz isto. Aquela coisa que matou o vhs e os vídeo clubes, grava sete programas por semana e eu vejo dois ou três de quando em vez. A percepção que tenho do mundo, e dos americanos em particular, fundamenta-se, portanto, em factos de há quatro meses... revelados num programa informativo insuspeito.
Ainda estou nas pré primárias dos Republicanos quando Herman Cain, Michele Bachmann e, oh god, Rick Perry eram candidatos. Mas neste programa o tema foi a economia. Depois de uma mão cheia de Jon Corzine (que através da sua MF GLOBAL, agora falida, investiu na dívida de Portugal)  foi Bill Clinton o convidado de Jon Stewart. O ex presidente, para além de explicar bem os seus argumentos, disse algo assim "Não podemos lidar com a questão da dívida - como os britânicos estão agora a perceber - com austeridade, a não ser que haja crescimento.  Se houver crescimento, quando, por exemplo, cortamos o défice temos taxas de juro muito baixas e os proprietários das casas poupam, os negócios poupam, há maior investimento. Mas se as taxas de juro já estão praticamente a zero, não há actividade... Se houver grandes cortes agora, o que acontecerá provavelmente é a descida das receitas fiscais, ainda maior do que o corte na despesa e o défice irá piorar. Temos de fazer crescer a economia e voltar a dar emprego às pessoas."
Ou seja. Austeridade sem encorajar a economia, não trará mais receita fiscal e muito menos crescimento económico mas apenas mais problemas. Mas este é um homem pouco temente a Deus que se envolveu sexualmente com uma estagiária... o que sabe ele?

1 coisas a acrescentar:

Ondina Maria disse...

Ora, ele sabe-a toda :p
Ouvi dizer...

Enviar um comentário