diz-se

sábado, 28 de janeiro de 2012

Beijinhos e Abracinhos

Expliquem-me uma coisa: porque esta coisa do abracinho aqui pelo burgo?
Nao sei se sabem mas aqui as regras de cumprimentar alguem diferem um pouco das nossas. Quando cheguei ca fiquei um pouco surpreendido mas obviamente adaptei-me. Ora bem, em Portugal quando conhecemos alguem (vou referir-me a membros do sexo feminino), se for em ambiente de amigos cumprimentamos a pessoa com 2 beijos (ou com 1 dependendo do circulo...) e pronto. Se for num ambiente de trabalho usamos o aperto de mao. Eventualmente no ambiente de trabalho pode evoluir do cumprimento para os 2 beijos.
Por aqui e um pouco diferente. Primeiro usa-se o aperto de mao e depois passamos para o belo do abraco. E nem sequer e bem o nosso abraco. E mais um encostar dos ombros. E dificil de explicar. Mas a sensacao que fica e de artificialidade. Em Portugal quando abracamos alguem, e porque esse alguem tem um significado especial para nos e nao e apenas um conhecido. O abraco tem um sentimento mais forte envolvido. Ja aqui nao. Acabas de conhecer alguem ou so viste essa pessoa meia duzia de vezes e pronto ja estas a dar o abracinho. Soa a falso, muito falso. Obviamente tive de alinhar na coisa mas nao me convence.

ps:sei que isto nao tem particular interesse mas apeteceu-me partilhar

3 coisas a acrescentar:

calita disse...

pois, eles acham o beijo mais intimo do que o abraço. Lembro-me bem, quando estive nas Américas, do embaraço de alguns senhores quando os cumprimentava com dois beijos...

jotaxis disse...

Tem interesse tem. Eu gosto de chegar a um sitio e disparar um olá bom dia. Só. Odeio aquela coisa de chegar a uma reunião e ter de cumprimentar cada uma das pessoas. Eu que tenho reuniões com mais de 10 pessoas. Tento ser dos primeiros a chegar para que fiquem os que chegam com a decisão de dar a voltinha ou não.
Mas há quem adore esse tipo de rotinas e rituais. Quem chegue ao seu open space e demore minutos a beijocar as bochechas colegas antes de se sentar. Agora abracinhos seria uma delicia! São feitios.

Naturalmente que quando conhecemos alguém o cumprimento de mão é mais do que adequado e impõe-se. O beijo às senhoras é, na minha opinião, nobre e muito adequado. Mas isso depende de um certo à vontade que descobres imediatamente. Nas duas ultimas semanas conheci profissionalmente mais de 20 pessoas. Já quis fazer um post sobre isso, mas lá está, tenho andado ocupado. E a forma como dizemos esse primeiro olá e como nos cumprimentamos ajuda um pouco a conhecer o nosso novo interlocutor. Depois da reunião, a primeira conversa oficial, o cumprimento de despedida também se modifica em relação ao primeiro. Ou é mais quente, ou mais frio a começar a marcar distância ou antecipa dificuldades.

Mas há quem estude isso. Dos comportamentos e da comunicação física. Às tantas escrevo um post sobre isso. Lá para Dezembro.
Abracinho-

Ondina Maria disse...

Eu gosto de abracinhos e beijinhos mas só com os amigos, claro está. Socialmente, já sabes que sou assim algo antipática e distante com quem não me conhece e faz-me um pouco de confusão a cena do beijo na cara - era menina para adoptar a moda dos cumprimentos de mão. E então em situações profissionais estou com o Jaime: entro numa sala e atiro um "bom dia" que isto do cumprimentar deve ser rápido e indolor :)
Olha Amori, fico à espera que voltes para te dar uns beijinhos repenicados e apertar-te os ossinhos com um belo abracinho. E já disse: se não vieres com as pressas do costume ainda de adoço a boca com um bolinho de chocolate (ou outra coisa qualquer, aceitam-se discos pedidos)

Enviar um comentário