diz-se

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Magia



Hoje trago uma sonoridade completamente diferente do habitual. Ha varios anos que sou um fa incondicional de musica antiga (nao, nao estou a falar de musica dos anos 20 ou 30 estou a falar do genero musical). E em concreto sigo tanto quanto possivel os expoentes maximos deste genero: Jordi Savall e Montserrat Figueras. Este casal de musicos brilhantes difundiu durante decadas um genero musical considerado por muitos como menor comparado com as vertentes da musica classica. Para mim sinto exactamente o oposto. Esta e a verdadeira musica classica.
Mas infelizmente este post serve para homenagear a cantora lirica Figueras. Infelizmente porque apos uma luta de mais de um ano com a doenca acabou por falecer ontem. Assim perde-se uma voz unica e uma embaixadora destas sonoridades tao puras que nos transportam para outras epocas, para outros cenarios e que por momentos nos fazem esquecer o que nos rodeia.
Tive a felicidade de presenciar momentos magicos ouvindo-a cantar e jamais esquecerei a beleza da sua voz ou a presenca em palco. Com os cabelos longos e negros e a sua estatura alta e elegante era como estivessemos presentes a uma figura acabada de saltar de uma tapecaria medieval.
Assim deixo dois videos. O primeiro, mais curto diz respeito ao canto da Sibilia. O segundo, bastante mais longo, diz respeito a um dos ultimos trabalhos de investigacao da Alia Vox (editora de Jordi Savall) e que teve por base a dinastia dos Borgia.
Obrigado Montserrat!



1 coisas a acrescentar:

Ondina Maria disse...

Speechless

Eu, que já tive o prazer de os ver e ouvir, a todos!

Enviar um comentário