diz-se

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Você está cheio de cócó mas é muito bonito

Marta tenha cuidado. Gonçalo não corra tão depressa. Martim não tire o boné da cabeça. Catarina não mexa no cãozinho. Bernardo venha cá para assoar o nariz. Francisco não puxe o cabelo à menina. Maria quer mudar a fraldinha, é?
Não consigo deixar de ficar surpreendido. Nos parques e nos jardins de Lisboa é uma fartura de pais e mães a tratar os meninos por você. António! Não quer comer um ógurte? Não corra dessa forma.
Será assim também em outras cidades, mas eu apostaria que é um tique mais lisboeta. Pelo menos não tenho memória de tantas ocorrências.
Bem sei que esta já foi uma regra de bons costumes e mais não sei o quê. Mas porque os relacionamentos eram diferentes e os pais eram uma entidade para respeitar. Sobretudo isso. Mas o que achar de uma mãe que empurra um carrinho de bebé e diz você está cheio de cócó, não é? Tão bonito que você é!
Fico particularmente entusiasmado quando vejo alguém abordar a criança e diz que linda menina, como te chamas? Apetece corrigir. Olhe neste caso deve dizer como se chama e não como te chamas.
Carlota tenha cuidado com o vestido. João Maria não tire macacos do nariz! Manuel António fale um pouco mais baixo, por favor. O Dinis já sabe que não pode ir para tão longe.
Limpam-lhe o rabo, dão-lhe de comer, adormecem as crianças, muitas delas saíram mesmo à bruta obrigando-as a gemer.... mais devagar bebé que me está a magoar, que ainda me rebenta todinha... e tratam-nos com alguma distância verbal para não haver abusos.

(Luis Lisboa, dê noticias à gente. Obrigado)

3 coisas a acrescentar:

Ondina Maria disse...

Acho q deve depender dos parques que frequentas. Aqui no Porto também ouves alguns pais a tratarem os filhos por você, mas é nas zonas chiques :p

Sim Luis Lisboa, dê notícias à gente que estamos preocupados!

jotaxis disse...

Eu não vou a parques chiques... Aliás parque de rua misturado com o povo é coisa de pobre. E Lisboa, devo dizer, tem mais parques e jardins que o Porto. E bons. O clima ajuda, claro, mas é uma clara evidência. Este hábito de estar na rua e aproveitar as infraestruturas grátis de lazer e infantis. Parece-me um excelente principio urbano.

Ondina Maria disse...

Concordo. Aqui nem sempre o clima ajuda a aproveitar o que é bom e grátis. Uma pena. Mas Lisboa também tinha que ter algo de bom :)

Enviar um comentário