diz-se

sábado, 13 de agosto de 2011

Portistas

Este blogue é portista. É quase a única qualidade que tem. Somos os dois, os autores, portistas. Ainda que eu viva da euforia louca e o parceiro das américas na crítica desconfiada. Mas somos portistas desde pequeninos. Até morrer. Eu vivo da euforia em êxtase, como no resto, o parceiro, como no resto, vive da serenidade e da análise crítica para não ter de corrigir a boca.
O Porto é das minhas maiores obsessões. Planeio os dias para poder assistir aos jogos e posso ficar triste (muito) se não "ganhamos". Fico ainda mais triste quando não ganhamos e foi justo tal assim ter acontecido.
Com o Luis gritei GOLO inúmeras vezes. (Os portistas celebram mais vezes.) Partilhamos, diante de uma pequena televisão, as vitórias em Sevilha e Gelsenkirchen. Uma mão cheia de campeonatos, taças e afins. Lembro-me de muitos jogos épicos que vi com o parceiro do blogue. Lembro-me de outros banais. Como a vitória diante do Rio Ave por 3-0 em 2005. O Co Adriaanse assumia o comando técnico e perante a desconfiança generalizada esperamos pelo minuto 87 para marcar o primeiro golo. Estava com o Luis e com o Pimenta, na casa deste último na Ruben A, sem saber o que pensar. Nesse minutos finais soubemos que seriamos campeões. Fomos.
Ou a assistir nas Antas ao primeiro jogo do José Mourinho em 2002. Empate com Os Belenenses.
O início do campeonato é sempre igual. O Benfica vai ser campeão apesar do Sporting estar muito melhor do que no ano passado. O Porto está sempre mais fraco. Porque vendeu o Ricardo Carvalho, o Deco, o Pepe, o Paulo Ferreira, o Cissokho, o Lucho ou o Lisandro. Este ano perdemos o André que, tal como o Mourinho, não era grande coisa até sair do Porto.
Em Lisboa acendem velinhas em altares pagãos para que alguém leve o Falcao, o Moutinho, o Guarin, o Álvaro, o Rolando e até o Hulk antes de 31 de Agosto. Mesmo aqueles que garantem serem este jogadores de qualidade inferior às que lá têm no plantel do clube amado.
É sempre assim. E no fim... ganhamos nós. Mais vezes. Somos Porto.


(nota: a Liga começou este fim-de-semana e o Porto só joga amanhã. Mas, este ano com o Vitor Pereira, já temos uma supertaça Cândido Oliveira e a 26 de Agosto estaremos, orgulhosamente, no Mónaco. Não é para todos)

2 coisas a acrescentar:

LL disse...

Desde que tenho memoria que este clube nos da alegrias. Nestes 35 anos o FCP ganhou 20 campeonatos, 13 tacas de portugal,18 supertacas de portugal, 2 ligas dos campeoes, 2 tacas uefa, 1 supertaca europeia, 2 tacas intercontinentais. Isto so no que dz respeito a futebol senior. Sera preciso dizer mais alguma coisa?

Ondina Maria disse...

Ainda sou do tempo em que o LL não era assim tão fanático por futebol. E também ainda sou do tempo em que quando o FCP ganhava o LL cometia a loucura de beber uma cerveja!
Caneco, sou mesmo antiga...
Ah, e lá ganhamos ao Guimarães. Mas continuamos a ouvir que este ano é que o SLB vai ser campeão. Devem estar a guardar o melhor para o fim. Como guardam todos os anos. Em que o melhor é o FCP ganhar o campeonato (eles ainda não perceberam????).

Enviar um comentário