diz-se

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Allgosto

Se o Algarve virou Allgarve por marquetingue eu proponho o Allgosto em Lisboa.
Devia haver um código de ajuda para viver nesta cidade durante o Allgosto. Há, é verdade, lugares para estacionar o carro um pouco por todo o lado. Sem recorrer aos passeios. A fila de trânsito na 25 de Abril está invertida. É de norte para sul nas horas de ponta. Mas o pico do Allgosto na ponte é em Julho. É o horror das camionetas escolares. As criancinhas tipo sardinhas em lata a caminho da Caparica. À mercê da Brigada de Trânsito e das ocasionais longas operações stop para ver o estado da coisa. Das carripanas.
O pior neste Allgosto são os restaurantes. Fechado. Fechado. Fechado. Está tudo fechado. Frango no churrasco para levar? Nem isso. Até porque o Xurrex fechou há 4 meses por questões técnicas.
O que fica neste Allgosto é o mesmo que encontramos no Allgarve. Tudo orientado para o turista. Vai daí os restaurantes que interessam fecham. Vai tudo para a terra. Cafés incluídos. E até as frutarias e as bancas do mercado e outros serviços de utilidade pública. Fechado. Fechado. Fechado. Deveria haver obrigatoriedade de serviços mínimos obrigatórios durante o Allgosto. Se já é difícil comer um croissant decente em Lisboa, em Allgosto é impossível. Bati em dezenas de portas fechadas para comprar uns croquetes. Felizmente lembrei-me, ainda a tempo do almoço, da rota turística do 28. Lá estava A Tentadora de portas abertas recheada de lisboetas do bairro misturados com os loiros bronzeados de máquina a tiracolo. Comprei os croquetes todos que tinham.
Há quem trabalhe, claro. Mas até esses sabem que ficar em Lisboa durante o Allgosto é canja. Apesar de se a quiser comer terão, provavelmente, de a fazer em casa.

2 coisas a acrescentar:

Ondina Maria disse...

Gosto do Allgosto no Porto. Gosto sempre do Porto, mas especialmente durante Allgosto. Porque apesar de tudo (ou será melhor dizer, de nada?) há serviços essênciais que permanecem abertos, para o turista e para o portista.
E o metro anda vazio. E os autocarros também (mais ou menos). E no supermercado do bairro os "avecs" são uma delícia!
E quando quiseres comer os melhores croissants vens ao Porto. E levo-te à Chicana.

LL disse...

O Allgosto e algo de surreal para o cerebro norte-americano (esperando que alguns tenham cerebro, e claro...)

Enviar um comentário