diz-se

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Meu querido mes de Agosto

Nao sou so eu que acho estranho os costumes dos americanos. Tambem eles nao entendem os nossos...

Agosto. O belo do mes das ferias. Aproxima-se rapidamente o mes de ferias por excelencia de Portugal e porque nao da Europa e durante o qual a grande maiora da populacao goza umas “merecidas” ferias”, fazendo parar nacoes.

Pois bem, em conversa com uma colega de trabalho, ela acha deveras estranho o facto de uma grande parte das empresas em Portugal e na Europa fecharem em Agosto. E nao fecham apenas alguns dias. Ela nao entende como isso e possivel. Questionava-se ela como isso era possivel, como os consumidores tinham acesso aos produtos e servicos. Foi necessario explicar que tudo esta formatado dessa forma e que tudo funciona. As empresas sabem que durante esse mes sera dificil obter mat.prima e por isso fazem o seu planeamento de compras com a devida antecedencia (as que fazem, obviamente).

De realcar que nos EUA a unica altura em que as empresas diminuem um pouco a actividade e na semana entre o Natal e Ano Novo. O resto do ano nao sofre oscilacoes.

Qual sera o formato ideal? Europa ou EUA?

2 coisas a acrescentar:

jotaxis disse...

Não sei como é na Europa. Mas em Portugal parece que há cada vez menos empresas a fechar em Agosto. Mas posso estar enganado. Vou investigar.
O Europa, em Campo de Ourique, por exemplo, fecha durante todo o mês. O que é uma pena. Tem umas ovas grelhadas impecáveis e as ameijoas são das melhores que já comi em Lisboa.
Acho que depende do ramo de actividade. Mas actualmente o planeamento de compras e afins é insuficiente para dar a resposta à competitividade dos mercados.

Ondina Maria disse...

LL: tendo em consideração a situação económica tantos dos US como da Europa, não me parece que nenhum dos formatos seja o ideal :p

JX: penso q, hj em dia, a paragem tem mais a ver com o sector de actividade: a indústria ainda pára mt em agosto (por variadissimos motivos mas um importante é q com esta paragem obrigatória corta-se nas despesas uma vez q evitas de funcionar a meio-gás, e com meia-produção, durante os meses mais quentes). Qd eu trabalhava na indústria havia duas paragens obrigatórias: 3 semanas em agosto e 1 em dezembro. Quando me mudei para o sector da investigação, a paragem já não se notava tanto mas mesmo assim o edifício ficava a laborar muito perto dos 75% em agosto e sem serem assegurados mts dos serviços mínimos. Hoje em dia, se chegarmos aos 50% de quebra, será muito - as pessoas tiram cada vez menos férias em julho e agosto pq são meses "caros" e como hj em dia qq linha de crédito das agências de viagens financia umas fériazitas, a malta não fica dependente do mau génio do clima português, q no belo mês de agosto sempre nos brinda c as nortadas e a mega amplitude térmica, e vai abalada p os trópicos durante o inverno para regressar com um bronze de fazer inveja aos colegas que se confundem com os flocos de neve!

Enviar um comentário